segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Digimon Adventure

Pensei em vários animes como assunto do meu primeiro post. Mas tem um em especial que re-assisti nessas férias e merece certa consideração. Tente adivinhar: crianças escolhidas vão parar num mundo virtual e passam a conviver com monstros digitais. É, sei que o negócio dos “escolhidos” é bem clichê, mas na época que assisti nem me importei com isso.



Digimon marcou minha infância. Foi um dos poucos animes que segui fielmente na Rede Globo. Lembro que até a propaganda me fazia ficar empolgado. Sei que muitos podem torcer o nariz e dizer “Desenho pra criança”. Mas está aí o ponto, eu era criança! E o formato do anime era perfeito para minha idade.

E foi pensando nisso, em como eu gostava desse anime, que revolvi revê-lo. Baixei alguns fansubs (que ainda não são ilegais) para ver se ainda faria algum efeito em mim. E fez! Foi pura nostalgia. Desde a música da digitransformação até os vilões e histórias que nunca tinham saído da minha cabeça.

Confesso que achei a trama meio boba, mas isso é porque já não sou mais aquele menino que gastava meia hora por dia das férias só pra ver os digimons evoluírem. Infelizmente quando saiu a segunda fase do anime, eu já não me interessava pelo tipo da história. Achei forçada. Sei que ainda existem muitos fanáticos por Digimon, mas, desculpem-me a sinceridade, para mim só existiu a primeira temporada.

Quer uma dica? Experimente rever aquele desenho que você assistia quando criança, não precisa ser nem anime. E observe bem o que sentiu. (Nostalgia ou vergonha?).

Não, definitivamente Digimon não é para ser apresentado aos crescidos. Arrisco-me a dizer que também não é para as crianças dos dias de hoje. É um anime para aqueles que não escondem que, quando pequenos, gostavam de histórias clichês sobre “o bem contra o mal”. É para aqueles que já cresceram, mas ainda admiram os bons e, quase ingênuos, animes da infância.


domingo, 18 de janeiro de 2009

Neon Genesis Evangelion,




Para quem diz gostar ou entender de anime, é inaceitável não ter no currículo de animes assistidos Neon Genesis Evangelion, tá bom confesso que animes com MECHAS e monstros gigantes também me desanima muuuuiiittooo, mas isso é o só o que Evangelion aparenta ser.Evangelion foi produzido nos anos de 1995 a 1997, e marcou a década de 90 como o melhor anime na opinião de muitos, produzido e dirigido por Hideaki Anno, Evangelion é de uma complexidade gigantesca, para muitos pode até ser complexo de mais, uma historia apocalíptica, com conspirações e mais conspirações, personagens com passado duro, triste e intrigante.A principio, tudo leva a entender que a historia seja simplesmente, sobre a organização paramilitar chamada NERV e seu combate aos anjos, seres que descem a terra para destruir a raça humana. Mas com o desenrolar da historia você vê muito mais que isso.

Logo abaixo segue um breve resumo:

''Em 2000, um grande impacto de meteoro na antártica derreteu o continente gelado, elevando o nível dos mares. Chegou-se a conclusão que Deus estaria tentando eliminar a raça humana, e com a ajuda do manuscrito do Mar Morto, preveu-se o envio de "Anjos" para acabar com a humanidade. Preparando-se para isso, criou-se uma grande organização, custeada por todo o mundo: a NERV. Seu objetivo seria o de proteger a humanidade, pesquisando formas de defesa. Assim nasceram os Evangelions (EVA) , seres criados a partir de Adão, o primeiro ser enviado por Deus a terra para destruir a humanidade, gigantescos robôs pilotados por alguém com o dom de "sincronizar" com o sistema dos EVAS. 15 anos depois, três crianças capazes de pilotar os Evangelions foram encontradas (apesar de nós só descobrirmos quem é a "segunda" - Asuka - no episódio 8).



Shinji é o personagem principal: Com 14 anos, ele é filho do diretor/comandante da NERV, e encarregado de pilotar o EVA-01, o mais "poderoso" dos EVA. Shinji é incrivelmente, depressivo e chato até, talvez o maior e único defeito de Neon Genesis seja esse, todos personagens são incrivelmente chatos, e eu honestamente odiei todos kkkkkkk.A seqüência com que os anjos vão aparecendo segue fielmente os Manuscritos do Mar Morto.''



Um detalhe interessante é a sensualidade das personagens, principalmente Asuka, que leva o jovem Shiinji (e muitos pervertidos de plantão), a loucura.



Esse resumo acima é basicamente 10% da historia, mas provavelmente voce nao encontrara nada de diferente, o anime é muito complexo para ser descrito em qualquer lugar. Tão complexo que o original de 26 episódios, ficou com 24 em um remake produzido depois, sendo que os 4 últimos episodio 21-24 foram modificados para fazer uma melhor introdução aos 2 filmes ("Death and Rebirth" e "End of Evangelion" - Review separado) que trazem um novo final, com mais aventura e um pouco menos de complexidade e filosofia.



UFA!!!! Cansei, e olha que eu não descrevi nem 10% do anime. Depois eu escrevo sobre os filmes e o novo final ok.